Como o nome indica, o livro trata de ansiedade, o mal do seculo.
É um dos melhores livros de autoajuda sobre ansiedade.
Foi publicado em 2015.
Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor.
Augusto Cury aborda temas importantes relacionados com a nossa saúde mental e explica de forma clara o que é a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) e como influencia de forma negativa a nossa vida..
Augusto Cury dia que Pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade.
Assim, temos de desacelerar os nossos pensamentos e saber gerir nossa mente para uma vida mais saudável.
Criou a Teoria da Inteligência Multifocal, que explica o funcionamento da mente humana e como podemos exercer maior controle sobre as nossas vidas através da inteligência e do pensamento.
O livro dia que 20% da população mundial sofrerá algum dia com a depressão, e que 80% de todos nós sofremos da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
1) Síndrome do Pensamento Acelerado.
O autor diz que a nossa sociedade tornou-se uma sociedade bomba. isso é , todos os dias é bombardeada por demasiada informações urgentes que o nosso cérebro já não sabe onde está e o que deve pensar!
Isso é muito grave porque, já não existe aquele chamado: ritmo da construção dos pensamentos.
Isso gera graves problemas a todos nós, como a alteração do prazer de viver, desenvolvimento da inteligência, criatividade e comunicação.
Devemos aprender a gastar tempo com a nossa mente e é isso exatamente que vamos aprender neste livro.
2) Realmente somos livres na nossa mente?
Augusto Cury explica-nos no seu livro que apenas teremos essa liberdade se formos totalmente capazes de controlar os nossos pensamentos e que a nossa memória registra tudo de forma automática, sem filtrar o que é bom ou ruim. Simplesmente armazena!
Esse fenômeno é conhecido como RAM (Registro Automático de Memória).
A obra, “Ansiedade”, aborda de forma matemática a construção do pensamento, o que para Cury é simplesmente igual a um corpo de informações disponível + estímulo recebido. São justamente essas informações que nos dão suporte para todas as nossas tomadas de decisões.
3) As estruturas do pensamento
A maioria das pessoas não sabem lidar com os seus pensamentos. Basta olhar ao seu redor. Quantas pessoas próximas de si já enfrentam problemas emocionais?
O autor diz que somos uma sociedade triste apesar de estarmos com tanto conhecimento e que nunca tivemos uma sociedade tão engessada, sem criatividade, onde só se repete o que já foi criado.
Assim, é fundamental um conhecimento aprofundado sobre o pensamento do ser humano.
4) O gatilho de memória
O gatilho de memória é o que associa o ambiente onde nós estamos imersos ao nosso subconsciente e é apenas ativado quando entramos em contato com os mais diversos tipos de estímulos, como luz, sons, estímulos táteis, gustativos e olfativos.
É através dele que somos capazes de aprender e nos relacionar.
Mas quando não é gerido de maneira correta, pode doenças psíquicas, vícios
5) As janelas de memória.
O cérebro é igual a um computador onde existem memórias digitais. Como usuários, temos acesso a elas. São janelas de memória.
O acesso às janelas de memória ocorre através da leitura e da construção de informações. Cada uma dessas janelas é responsável por determinados tipos de conhecimentos diferentes.
O autor separa as janelas de memória em três classes: Janelas neutras
(Correspondem a mais de 90% das áreas de memória e contém milhares de informações “neutras”, ou seja, informações não relacionadas a emoções. São números, informações escolares, endereços, telefones e conhecimentos profissionais.) Janelas Killer
(referem-se às áreas de memória que contêm informações remetidas a momentos angustiantes, tensos, depressivos, compulsivos…) Janelas light (são todas as áreas de memória que contêm prazer, tranquilidade, serenidade, generosidade, flexibilidade, sensibilidade, ponderação, coerência, apoio e exemplos saudáveis.
As janelas light “iluminam” o EU para o desenvolvimento de funções complexas, como capacidade de pensar antes de agir, empatia, resiliência, criatividade, raciocínios complexos, encorajamento, determinação, persistência e o gerenciamento de pensamentos.)
6) O EU e Auto fluxo
O EU pode ser considerado o centro da personalidade humana e comanda a psique, o desejo consciente, a capacidade e a autodeterminação.
7) A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)
Manifesta-se devido à enorme quantidade de pensamentos processados em nosso cérebro e provoca dores de cabeça e musculares, déficit de atenção, insônia, irritabilidade, dificuldade de desfrutar os bons momentos da vida e preocupação por antecedência.
O autor, Augusto Cury, afirma no seu livro, “Ansiedade”, que a SPA pode ser dividida em 6 estágios:
1ª nível: trata-se de viver distraído, sempre esquecendo de uma coisa ou outra;
2ª nível: trata-se daquele tipo de pessoa que só pensa no futuro e não aproveita as coisas boas do presente;
3ª nível: trata-se de cultivar o tédio. Nesse estágio, os problemas tornam-se desinteressantes e mais evidentes;
4ª nível: Não conseguem ensinar mais do que duas ou três vezes, pois são muito impacientes;
5 ª nível: São pessoa que planeja as férias com muito antecedência. Estão sempre cansadas e pensando em momentos futuros de lazer;
6ª nível: Espera a reforma ansiosamente, para não ter mais que trabalhar.
As consequências são que não consegue amadurecer de forma adequada, possuem uma insatisfação crônica, são impacientes quando discordam das suas opiniões, desfocadas, não conseguem aproveitar o presente e finalmente têm dificuldade de ir atrás dos seus sonhos e enfrentar os desafios necessários para alcançá-los.
1) Ser o autor e protagonista da sua própria história.
2) Não ser escravo dos seus pensamentos. É fundamental ter o pensamento livre e espontâneo.
3) Não sofrer antecipadamente. Viver o momento presente é crucial para uma vida mais feliz e equilibrada.
4) Fazer a higiene mental através da técnica DCD (duvidar, criticar e decidir)
5) Reciclar crenças antigas, desajustadas e limitadoras, ou seja, identificar as que não acredita mais e imediatamente desfazer-se delas.
6) Não ser uma máquina de retenção de informações. Saber filtrar o que realmente lhe acrescenta valor;.
7) Não trabalhar excessivamente;
8) Dar mais importância a sua qualidade de vida. Pensar mais em si.
Resumo do livro “o segredo” de Rhonda Byrne.
Resumo do livro “Os 4 acordos toltecas” de Dom Miguel Ruiz