"O Poder do Agora" é um guia de autoajuda espiritual para nos ajudar a descobrir o nosso verdadeiro Ser, libertar a nossa dor e encontrar uma profunda paz interior.
Quando estamos intensamente presentes no presente, respondemos de uma profunda consciência e fluímos com facilidade e alegria para a vida. Ao fazê-lo, podemos alcançar melhor o nosso objetivo externo (alcançar os nossos objetivos e procurar criar um mundo melhor), ao mesmo tempo que alcançamos o nosso objetivo interior e mudamos verdadeiramente o mundo pela causa. Neste resumo do livro "O Poder do Agora" , apresento várias ideias e truques sobre mindfulness, iluminação espiritual e como libertar o poder do presente.
Eckhart Tolle começou o livro partilhando as circunstâncias e experiência que levaram à sua "iluminação". Como muitos outros, sofria de ansiedade e até depressão suicida há muitos anos. Depois, aos 29 anos, teve uma revelação pessoal que mudou o rumo da sua vida.
Eckhart Tolle só compreendeu completamente a sua transformação anos mais tarde, e este livro "O Poder do Agora" funciona como um guia da autoajuda espiritual para capturar o que descobriu através da sua experiência e anos de estudo espiritual. O livro é organizado num formato de perguntas e respostas, abordando questões comuns sobre iluminação espiritual.
Aí estão algumas das principais ideias e exercícios:
1) Não és a tua mente.
Uma ideia chave do livro é esta: no fundo, somos pura consciência, seres de amor, alegria e paz. No entanto, a maioria de nós luta e sofre porque, sem saber, nos identificamos com as nossas mentes e com um falso senso de si mesmo. Iluminação significa simplesmente recuperar a consciência do nosso verdadeiro Ser e estar profundamente ligado ao ser.
A mente é uma ferramenta poderosa, quando usada corretamente. O problema é que a maioria de nós não usa conscientemente a nossa mente; em vez disso, somos controlados pela nossa mente, com um ruído mental incessante e um falso sentido de identidade.
Vamos parar para um exercício rápido: tire um minuto para se fazer esta pergunta: "Quem sou eu e o que represento?"
As suas respostas dizem respeito à sua propriedade, cargo, estatuto social, educação, capacidades, relacionamentos, crenças, religião e até mesmo história familiar? Tem noção de que a maioria destas coisas com que se identifica são apenas identificações coletivas na sua mente derivadas de fontes externas? Eles não são tu e não te seguirão para além da tua morte.
Eckhart Tolle refere-se a isto como o nosso "ego" ou o nosso sentido derivado de si mesmo.
Como o ego não é o seu verdadeiro eu, só pode existir através de fontes externas. Alimenta-se do passado (que pensa que é, baseado em experiências passadas, memórias, etc.) e no futuro (que pensa que quer ser, com base em crenças e perceções derivadas de influências externas). Desde que se identifique com a sua mente (e com o ego que apresenta), continuará a ser o seu maior obstáculo à iluminação.
Iluminação significa "erguer-se acima do pensamento". No seu estado de iluminação, usará sempre a sua mente. A diferença é que podes pô-lo de lado e acalmar a tua mente sempre que quiseres, isto é, usas a tua mente, mas não és escravizado para isso.
Como o seu ego, "tempo" é um conceito criado pela mente humana, para nos ajudar a funcionar no mundo prático. O "tempo do relógio" é útil para tarefas como marcar consultas e realizar uma reunião, bem como aprender com o passado e definir metas para o futuro. No entanto, "tempo" é realmente uma ilusão. O momento agora é simplesmente "agora" - tudo o que aconteceu ou foi criado aconteceu no presente. Este é o único momento que temos.
No entanto, a maioria de nós está presa na ilusão do tempo. Gastamos a maior parte da nossa energia a lembrar-nos do passado ou à espera de um futuro melhor. No processo, estamos ausentes do "Agora" - o único momento real que temos. Pior, criamos dor no presente quando resistimos subconscientemente ao que é, seja através do julgamento e/ou da negatividade.
No livro, Tolle explica o que significa aproveitar o poder do presente e guia-o através de vários exercícios e práticas para o ajudar a fazê-lo. Aqui está uma visão geral rápida das ideias-chave envolvidas.
2) Liberta-se da mente:
Para se libertar da sua mente, deve aprender a observá-la imparcialmente. Perguntas constantemente "o que se passa em mim neste momento?" e "Estou confortável agora?"
O foco no presente envolve vários elementos:
Pare de "criar tempo". Aprenda a desviar a atenção do passado e do futuro quando não é necessário. Não se preocupe com os seus objetivos e não dependa deles para a sua realização, felicidade ou mesmo a sua identidade pessoal. Em vez disso, concentre-se no presente. Aceite a sua situação atual como se a tivesse escolhido. Então aja a partir daí.
Esteja presente e aja com "consciência do momento presente". Aprenda a dirigir o seu foco no momento presente, para que esteja alerta, consciente, mas não pense.
3) O corpo interior e auto-cura.
Ao desenvolver uma profunda consciência e ligação com o seu corpo interior ou o seu ser, vai perceber que não está isolado na sua forma física, mas que é um com o resto do universo. Embora o seu corpo físico externo se desvaneça com o tempo, o seu corpo interior não muda. Quanto mais "hábito" o seu corpo, ou mais consciência trazes para o corpo, mais todo o teu corpo parece ganhar vida. Quando está presente e conectado com o corpo intemporal, aumenta a sua frequência vibracional, melhora a sua capacidade natural de auto-cura abranda o processo de envelhecimento e fortalece o seu sistema imunitário.
As ideias no livro podem parecer simples à primeira vista, mas há muitas nuances e ideias que só podem ser recolhidas experimentando as verdades espirituais por trás das palavras. Tolle apresenta-os de diferentes ângulos e perspetivas no formato Q e R. Embora Tolle não esteja identificado com nenhuma religião específica, ele tem sido influenciado por uma vasta gama de obras espirituais, e ele faz inúmeras referências a Deus, Cristo, Jesus e Buda neste livro, usando estes termos com palavras como "presença", Fonte e não manifestadas.
Resumo do livro “Arrume a sua casa, arrume a sua vida” de Marie kondo.
Para Marie Kondo , o seu método KonMari não é mais apenas um método, mas uma ideologia real. Para ela, "a vida começa depois da classificação".
Mais do que um método, é um verdadeiro modo de vida que lhe permite transformar profundamente os seus hábitos e descobrir-se.
Resumo do livro "As 48 leis do poder" de Robert Greene
"As 48 Leis do Poder" de Robert Greene é um livro muito popular. Vendeu mais de dois milhões de cópias! Se deseja evitar ser manipulado por outros e compreender a mecânica do poder sem ironia, recomendo fortemente que leia o livro.
Resumo do livro “A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da” de Mark Manson
O autor deste livro polémico “A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da" alerta-nos pelo facto de nos importar com demasiado coisas e que assim, vivemos uma vida muito infeliz e triste.
Resumo do livre “A Guerra Da Arte” de Steven Pressfield
Há alguma coisa que sabe que precisa mesmo de fazer na tua vida, mas que não faz? O que o impede de fazer isso? De qualquer forma, se alguma vez te sentiste pressionado a não fazer o objetivo da tua vida, então a "Guerra de Arte" do Steven Pressfield é para ti.