Respeita o seu parceiro? E é respeitado em troca?
Para mim, o respeito é o um dos aspetos mais fundamental para uma relação saudável.
Quando não existe respeito, não é mesmo viável!
É impossível florescer num relacionamento romântico onde o respeito não está presente. Assim, uma história de amor apaixonada e turbulenta pode unir duas pessoas. Mas é preciso confiança e respeito mútuo para construir um relacionamento duradouro.
Por vezes é difícil reconhecer os sinais de desrespeito num relacionamento. Diz o escritor, Jacques Salomé, e com razão que o amor não dá nenhum direito sobre o outro, apenas o dever de respeitá-lo.
O que acontece quando não há respeito em um relacionamento?
Acontece que o ressentimento e o desprezo começam a surgir. Já não existe apoio mútuo. É por isso que o diálogo se torna fundamental numa relação saudável.
Qualquer coisa que te incomode deve ser logo dito e não reprimida porque assim, evita-se os mal-entendidos.
A falta de respeito é muitas vezes o resultado de problemas de relacionamento subjacentes que não foram abordados ou resolvidos de forma adequada e rápida.
Aqui estão 15 sinais de que o seu parceiro está te desrespeitando:
1) Não cumpre as suas promessas.
É um grande um sinal de desrespeito. Cuidado com promessas não cumpridas. Esperamos que a outra pessoa cumpra a sua palavra e se faz promessas constantemente, mas nunca as cumpre, mostra o seu desrespeito.
Pode pensar afinal que não considera o seu relacionamento na prioridade número um como deve ser.
2) Recusa de passar tempo com amigos e familiares.
Se ter quer exclusivamente e monopoliza o teu tempo todo, é porque está a ser egoísta e quer te isolar de todos.
Um perverso narcísico geralmente faz isso. Atenção!
3) Não te ouve
É claro se não te ouve é porque não tem muito interesse em ti e é muito doloroso. Se um parceiro tem algo a dizer, o outro deve estar pronto para ouvir. Esta é uma regra fundamental para todas as relações.
Entre parceiros, espera-se que a troca seja igual. Se o seu cônjuge nunca está pronto para te ouvir, estamos ali diante da falta de respeito, mas também da violência psicológica. É uma forma de abuso mental que não deve ser tolerada nem ignorado...
4) Desconsidere e não quer saber do teu espaço pessoal, da tua liberdade ou das tuas escolhas. Toda a gente tem direito a ter o seu jardim secreto e não respeitar isso, é geralmente fatal para o relacionamento.
5) Não respeita as tuas limitações. Os limites pessoais são essenciais para a saúde mental, equilíbrio e bem-estar. Cada pessoa tem limites ou coisas que gosta ou não gosta. Os limites são aquelas linhas invisíveis que traçamos e esperamos que os outros os conheçam e respeitem. Parceiros desrespeitosos pensam que os limites não importam.
Por exemplo, existem momentos em que necessitamos momentos a sós. Se não respeitar essa necessidade de solidão e invadir o teu espaço pessoal, seria desrespeitoso.
6) Critica-te.
É falta de respeito se constantemente aponta as tuas falhas, os teus erros e se isso aniquila a sua autoconfiança.
7) Não te apoia e não te dá nenhuma atenção
A falta de atenção é um sinal que pode causar ressentimentos. Isso mostra que escolhe colocar-se em primeiro lugar e não a favor do casal, como um só.
8) Esconde coisas.
Um relacionamento verdadeiro tem de ser aberto e honesto o tempo todo. Se o seu cônjuge esconde coisas de si, mesmo que não pareçam grandes problemas, é um sinal de desrespeito. .
9) Mente. Mentir é uma das maiores causas de rompimentos. A desonestidade é um comportamento desrespeitoso e destrutivo que não tem lugar em nenhum relacionamento.
10) Quer que mude! Quando uma pessoa te ama e respeita quem nunca pedirá que mude e que se torne outra pessoa. Não quererá mudar como se veste, os seus hobbies. Vai te amar e te aceitar como és.
Se gostou deste artigos, pode gostar destes seguintes:
Como reconhecer um perverso narcisista?
e
Écrire commentaire