Qual é a maneira mais rápida de aliviar o stress?
Existem inúmeras técnicas para lidar com o stress.
Yoga, meditação mindfulness e exercício são apenas alguns exemplos de atividades de alívio do stress que funcionam maravilhas. Mas no calor do momento, durante uma entrevista de emprego pressurizada, por exemplo, ou um desentendimento com o seu cônjuge, não pode simplesmente pedir desculpas por meditar ou dar um longo passeio. Nestas situações, é preciso algo mais imediato e acessível.
Uma das formas mais rápidas e fiáveis de erradicar o stress é envolver um ou mais dos seus sentidos - visão, som, sabor, cheiro, toque - ou por movimento. Como todos são diferentes, terás de fazer algumas experiências para descobrir qual a técnica que é melhor para ti, mas a recompensa é enorme. Você pode ficar calmo, produtivo e focado quando você sabe como aliviar rapidamente o stress.
A interação social é a estratégia mais avançada e infalível do seu corpo para regular o sistema nervoso. Falar cara a cara com um ouvinte descontraído e atento pode ajudá-lo a acalmar-se rapidamente e libertar a tensão. Embora nem sempre tenha um amigo para apoiar no meio de uma situação stressante, manter uma rede de relações próximas é essencial para a sua saúde mental. Entre aliviar o stress sensorial e uma boa audição, terá as suas bases cobertas.
Conheça estas 6 dicas para aliviar rapidamente o stress:
Dicas par aliviar stress pós traumático:
Dica 1: Reconhecer quando está stressado
Pode parecer óbvio que saberás quando estiver stressado, mas muitos de nós passamos tanto tempo num estado exausto que esquecemos como é quando os nossos sistemas nervosos estão em equilíbrio: quando ainda estamos calmos sempre alertas e focados.
Apenas tu consegues reconhecer o teu stress ouvindo o teu corpo. Quando estiver cansado, os olhos estão pesados e pode descansar a cabeça na mão. Quando se está feliz, ri-se facilmente. E quando estás stressado, o teu corpo também te avisa. Habitue-se a prestar atenção às pistas do seu corpo.
Olhe para os músculos e para dentro. Os músculos estão tensos ou doridos? O seu estômago está apertado, apertado ou dorido? As suas mãos ou mandíbulas estão cerradas?
Cuidado com a respiração. A sua respiração é superficial? Coloque uma mão no estômago, a outra no peito. Cuidado com as mãos para cima e para baixo a cada respiração. Note quando está a respirar completamente ou quando se "esquece" para respirar.
Dica 2: Identifique a sua reação ao stress.
Internamente, todos respondemos da mesma forma à resposta do stress "lutar ou vazar": a pressão arterial sobe, o coração bombeia mais rápido e os músculos contraem-se. O teu corpo trabalha muito e drena o teu sistema imunitário. Lá fora, no entanto, as pessoas reagem ao stress de diferentes maneiras.
A melhor maneira de aliviar rapidamente o stress está muitas vezes relacionada com a sua reação específica ao stress:
Resposta ao stress exaltado: se você tende a ficar zangado, agitado, excessivamente emocional ou stressado, você responderá melhor às atividades de alívio do stress que o acalmam.
Resposta de stress inadequada: Se tende a ficar deprimido, retirado ou espaçado sob stress, responderá melhor às atividades de alívio do stress que são estimulantes e energéticas.
Dica 3: Traga os seus sentidos para cima.
Para usar os seus sentidos para aliviar rapidamente o stress, tem primeiro de identificar as experiências sensoriais que funcionam melhor para si. Isto pode requerer alguma experimentação. Ao utilizar diferentes sentidos, note a rapidez com que o seu nível de stress diminui. E ser o mais específico possível. Que tipo de som ou movimento te afeta mais? Por exemplo, se você é um amante da música, ouça muitos artistas e tipos de música até encontrar a música que o eleva e relaxa instantaneamente.
Infográfico dos sentidos
Explore uma variedade de experiências sensoriais para que onde quer que esteja, tenha sempre uma ferramenta para aliviar o stress.
Os exemplos abaixo listados destinam-se a ser um ponto de partida. Deixe a sua imaginação correr selvagem e sugerir outras coisas para tentar. Quando encontrar a técnica sensorial certa, saberá!
- Visão
Olhe para uma foto querida ou uma recordação favorita.
Use uma planta ou flores para animar o seu espaço de trabalho.
Desfrute da beleza da natureza: um jardim, a praia, um parque ou o seu próprio pátio.
Rodeie-se de cores que elevam o seu espírito.
Feche os olhos e imagine um lugar tranquilo e rejuvenescedor.
- Cheiro
Acenda uma vela perfumada ou queime incenso.
Experimente diferentes óleos essenciais.
Cheira rosas ou algum outro tipo de flor.
Desfrute de ar fresco ao ar livre.
Perfuma-se com o seu perfume favorito ou colónia.
- Toque
Embrulhe-se num cobertor quente.
Acaricia um cão ou um gato.
Segure um objeto reconfortante (um animal de peluche, uma lembrança favorita).
Faça uma massagem de mão ou pescoço.
Use roupa macia contra a pele.
Gosto
Desfrutar lentamente de um mimo favorito pode ser muito relaxante, mas comer sem pensar só vai aumentar o stress e a cintura. A chave é satisfazer o seu senso de gosto com atenção e moderação.
Mastigue um pedaço de pastilha sem açúcar.
Sirva-se de um pequeno pedaço de chocolate escuro.
Beba uma xícara de café ou chá a vapor ou uma bebida fresca refrescante.
Coma uma fruta perfeitamente madura.
Desfrute de um lanche saudável e crocante (aipo, cenouras ou mistura de montanha).
- Movimento
Se você tende a parar quando está stressado, as atividades de alívio do stress que o fazem mover pode ser particularmente útil.
Corre no local ou salte para cima e para baixo.
Dança, dança.
Estique ou vire a cabeça em círculos.
Vai dar uma volta.
Esprema uma bola de stress de borracha.
- Som
Cante ou ouça uma música favorita.
Ouça música relaxante ou estimulante.
Ouça a banda sonora da natureza- ondas quebrando, vento sussurrando árvores, canto de pássaros.
Compre uma pequena fonte para desfrutar do som relaxante da água corrente na sua casa ou escritório.
Pendure sinos de vento perto de uma janela aberta.
Dica 4: Encontre inspiração sensorial
Estás a ter problemas em identificar técnicas sensoriais que funcionam para ti? Procure inspiração à sua volta, desde as suas vistas durante o seu dia até memórias do seu passado.
- As memórias. Pense no que fazia quando criança para se acalmar. Se tivesse um cobertor ou um brinquedo de peludas, poderia beneficiar de estimulação táctil. Experimente amarrar um lenço texturizado ao pescoço antes de uma consulta ou mantenha um pedaço macio de camurça no bolso.
- Olhe para os outros. Observar como os outros lidam com o stress pode dar-lhe uma visão valiosa. Os jogadores de basebol mastiguem pastilha elástica antes de baterem. Os cantores costumam conversar com a multidão antes de se apresentarem. Pergunta às pessoas como se mantêm concentrados sob pressão.
- Os pais. Pensa no que os teus pais faziam para descontrair. A sua mãe sentia-se mais relaxada depois de uma longa caminhada? O teu pai trabalhava no pátio depois de um dia duro?
- O poder da imaginação. Uma vez que a utilização da sua caixa de ferramentas sensorial torna-se um hábito, basta tentar imaginar sensações vivas quando o stress surge. Lembrar-se do rosto do seu bebé terá os mesmos efeitos calmantes no seu cérebro como ver a foto dele. Use sempre que precise uma ferramenta de alívio do stress rápido.
- Faça uma pausa da tecnologia
Fazer uma pequena pausa entre a TV, o computador e o telemóvel vai dar-lhe uma ideia daquilo a que os seus sentidos são mais propensos a reagir.
- Tente ouvir música relaxante em vez de ouvir o rádio enquanto está a caminho. Ou tente ficar em silêncio por 10 minutos.
- Preso numa longa fila na mercearia? Em vez de falar ao telefone, aproveite para olhar para as pessoas. Preste atenção ao que ouve e vê.
Em vez de verificar os seus e-mails enquanto espera por uma reunião, respire fundo, olhe pela janela ou beba chá.
Enquanto espera por uma consulta, resista à vontade de enviar uma mensagem de texto e, em vez disso, faça uma massagem à mão.
Dica 5: Tornar o alívio rápido do stress um hábito.
Não é fácil lembrar-se de usar os sentidos no meio de uma crise. No início, será mais fácil ceder à pressão. Mas com o tempo, apelar aos seus sentidos tornar-se-á uma segunda natureza. Pense no processo como aprender a dirigir ou jogar golfe. Não se domina a proficiência numa lição; tem que praticar até que se torne a segunda natureza. Finalmente, vai sentir que se está esquecendo de algo se não se ligar ao seu corpo em tempos difíceis. Eis como torná-lo um hábito:
- Comece minúsculo. Em vez de testar as suas ferramentas de alívio de stress rápido numa grande fonte de stress, comece com uma fonte previsível de baixos níveis de stress, como preparar o jantar ao final de um longo dia ou sentar-se para pagar as contas.
- Identifique e identifique o alvo. Pense num único stress de baixo nível que pensa que ocorrerá várias vezes por semana, como viajar. Jure visar este stress com alívio rápido de stress todas as vezes. Depois de algumas semanas, aponte um segundo stress e assim por diante.
- Teste de entrada sensorial. Se praticar um alívio rápido do stress no caminho para o trabalho, traga um lenço perfumado consigo um dia, experimente a música mais um dia e tente mover-se no dia seguinte. Continua a fazer experiências até encontrares um vencedor claro.
- Divirta-se com o processo. Se algo não funcionar, não o force. Continue até encontrar o que funciona melhor para si. Deve ser agradável e visivelmente relaxante.
- Fala sobre isto. Informe os seus amigos ou familiares sobre as estratégias de alívio do stress que está a tentar irá ajudá-lo a integrá-los na sua vida. Como bónus, isto irá inevitavelmente iniciar uma conversa interessante: todos estão relacionados com o tema do stress.
Dica 6: Pratique onde quer que esteja
A melhor parte das estratégias sensoriais é a consciência de que tens controlo. Não importa onde estejas ou o que faças, o alívio rápido do stress está na ponta dos dedos.
- Alívio rápido do stress em casa
É divertido. Evite tremores antes da festa tocando música cativante. As velas. O brilho e a fragrância vão estimular os seus sentidos. Use roupas que o façam sentir relaxado e confiante.
- Alívio rápido do stress na cozinha. Alivie o stress respirando o cheiro de cada ingrediente. Delicie-se com a textura delicada de uma casca de ovo.
- Alívio rápido do stress com as crianças e nos relacionamentos. Evite perder a calma apertando a ponta do polegar e o dedo indicador juntos. Quando a criança tiver uma birra, esfregue uma loção nas mãos e respire o cheiro.
- Alívio rápido do stress no sono. Muito stressado para dormir uma sesta? Experimente utilizar uma máquina de ruído branco para ruído de fundo ou um humidificador com um difusor para obter um aroma leve no ar.
- Crie um santuário. Se te incomodas com a confusão, passa 10 minutos por dia a arrumar tudo. Dispões no seu santuário fotos e imagens que o façam feliz. Abra as cortinas e deixe entrar a luz natural.
Écrire commentaire