O que é stress?
Em tempos de covid-19, é natural que estamos mais estressados do que o habitual.
É uma situação excepcional.
Perdemos liberdades, entramos em confinamento… e é normal que ficamos mais ansiosos!
O stress é uma sensação anormal de pressão. Esta pressão pode vir de diferentes aspetos do seu dia-a-dia. Como um aumento da carga de trabalho, um período de transição, uma discussão com a sua família, novas e existentes preocupações financeiras, ou nesta altura neste período excepcional durante o covid-19. Pode descobrir que isto tem um efeito cumulativo, com cada stress sobrepondo-se.
Nestas situações, pode sentir-se ameaçado ou perturbado e o seu corpo pode criar uma reação de stress. Isto pode causar uma variedade de sintomas físicos, alterar o seu comportamento e fazer com que você experimente emoções mais intensas.
O stress afeta-nos de muitas formas, tanto física como emocionalmente e em intensidades variadas. Assim, o stress é uma reação natural a muitas situações de vida, como trabalho, família, relacionamentos e problemas de dinheiro.
O stress pode ser positivo?
Investigações demonstram que o stress pode, por vezes, ser positivo. Isto pode torná-lo mais alerta e ajudá-lo a ter um melhor desempenho em determinadas situações. No entanto, o stress só foi considerado benéfico se for de curta duração.
O stress excessivo ou prolongado pode contribuir para doenças muito graves como vamos ver mais a frente.
Isto significa que é importante gerir o stress e mantê-lo a um nível saudável para evitar danos a longo prazo no seu corpo e mente.
Vou começar este artigo dando-lhe de começar, dando-lhe uma introdução ao que é o stress, quais são os sintomas de stress e depois, que passos simples pode tomar quando e sente stressado e lhe fornece dicas práticas para prevenir o stress nestes tempos difíceis do covid-19:
Como identifico sintomas de stress?
Estamos todos stressados neste momento do covid-19.
É impossível não o ser.
O covid-19 é uma doença invisível que nós pode tocar dum dia para o outro. OsOs casos e as mortes no nosso país aumentam drasticamente e o medo apodera-se de nós.
Temos medo para nós e os nossos entes queridos. Temos medo do desconhecido, do que não podemos controlar…
É normalíssimo!"
No entanto, quando se torna excessivo e afeta a sua vida, saúde e bem-estar, é importante abordá-la o mais rapidamente possível, e embora o stress nos afete todos de forma diferente, há sinais e sintomas comuns:
- Sentimentos de preocupação ou ansiedade constante
- Sentir-se sobrecarregado
- Dificuldade de concentração
- Mudanças de humor ou alterações de humor
- Irritabilidade ou humor curto
- Dificuldade de relaxamento
- Depressão
- Baixa autoestima
- Comer mais ou menos do que o habitual
- Mudanças nos seus padrões de sono
- Usar álcool, tabaco ou drogas ilegais para relaxar
- Dores generalizadas.
- Tensão muscular
- Diarreia e obstipação
- Sentir náuseas ou tonturas
- Perda de libido.
Se experimentar estes sintomas durante um longo período de tempo e sentir que afetam o seu dia-a-dia ou que se sente mal, deve falar com o seu médico. Pode pedir informações sobre os serviços de apoio e tratamentos disponíveis para si.
Existem três passos a seguir quando se sentir estressado
O primeiro é perceber quando tem um problema de stress. Tente fazer a ligação entre fadiga ou doença e as pressões que enfrenta. Preste atenção aos avisos físicos, tais como músculos tensos, fadiga excessiva, dores de cabeça ou enxaquecas.
O segundo é evidentemente identificar as causas. Tente identificar as causas subjacentes e ordene as possíveis razões para o seu stress em três categorias: aquelas com uma solução prática, aquelas que irão melhorar ao longo do tempo e aquelas para as quais não pode fazer nada
Tente libertar as preocupações dos segundos e terceiros grupos e deixa-as ir
O terceiro passo é rever o seu estilo de vida. Há coisas que faças que possam ser confiadas a outra pessoa? Pode fazer as coisas mais pacificamente?
Para responder a estas perguntas, pode ter de priorizar as coisas que está a tentar realizar e reorganizar a sua vida.
Isto ajudará a libertar a pressão que pode vir de tentar fazer tudo de uma vez.
15 dicas para se livrar do stress durante o covid-19
1) Come saudável
Tenha uma dieta saudável
Uma dieta saudável é uma parte importante para cuidar de si mesmo. Tente comer uma variedade de frutas e legumes e cereais integrais.
Comer saudável pode reduzir o risco de doenças relacionadas com os alimentos.
Cada vez mais evidências mostram como a comida afeta o nosso humor e como uma dieta saudável pode melhorar isso
Você pode proteger o seu senso de bem-estar, garantindo que a sua dieta fornece quantidades adequadas de nutrientes cerebrais, tais como vitaminas e minerais essenciais, bem como água.
2) Seja ativo
Tente incorporar o exercício no seu estilo de vida, pois pode ser muito eficaz para aliviar o stress.
Sair e apanhar ar fresco e fazer exercício leve, como dar um passeio nas lojas, pode ajudar. Praticamente qualquer forma de atividade física pode funcionar como um aliviante de stress. Mesmo que não seja um atleta ou não esteja em forma, o exercício ainda pode ser uma boa maneira de aliviar o stress.
A atividade física pode inflar as endorfinas de bem-estar e outros químicos neurais naturais que melhoram o seu sentido de bem-estar. O exercício também pode reorientar a sua mente nos movimentos do seu corpo, o que pode melhorar o seu humor e ajudar a aliviar as irritações do dia. Pense em caminhar, correr, jardinagem, limpeza, ciclismo, natação, halterofilismo ou qualquer outra coisa que o torne ativo.
3) Evite maus hábitos
Algumas pessoas podem lidar com o stress bebendo muita cafeína ou álcool, fumando, comendo demais ou usando substâncias ilegais. Estes hábitos podem prejudicar a sua saúde.
Esteja atento ao consumo de álcool e de fumar e beber
Tente parar ou pelo menos reduzir a quantidade que fuma e bebe álcool
4) Aproveite o tempo nestes tempos de covid-19:
Aproveite para relaxar. Encontrar o equilíbrio entre a responsabilidade para com os outros e a responsabilidade para consigo mesmo, pode realmente reduzir o nível de stress.
Diga a si mesmo que não há nada de errado em dar prioridade aos cuidados pessoais.
5) Medite
Durante a meditação, foca-se a sua atenção e alivia o fluxo de pensamentos confusos que podem atrapalhar a sua mente e causar stress. A meditação pode incutir uma sensação de calma, paz e equilíbrio que pode beneficiar tanto o seu bem-estar emocional como a sua saúde geral.
A meditação guiada, a imagem guiada, a visualização e outras formas de meditação podem ser praticadas em qualquer lugar, a qualquer hora, seja a pé, de autocarro para o trabalho ou à espera no consultório médico. Também pode tentar respirar fundo em qualquer lugar.
6) Ria mais
Um bom senso de humor não pode curar todas as doenças, mas pode ajudá-lo a se sentir melhor, mesmo que tenha que forçar uma falsa gargalhada através do seu rabugento. Quando te ris, não só alivia a tua carga mental, como também causa alterações físicas positivas no teu corpo. O riso inflama-se e depois arrefece a tua resposta ao stress. Então, lê piadas, conta piadas, vê uma comédia ou passa tempo com os teus amigos divertidos. Ou experimente ioga de riso.
7) Conectar-se com os outros
Quando estás stressado e irritável, o teu instinto pode ser isolares-te. Em vez disso, contacte a sua família e amigos e faça ligações sociais.
O contacto social é uma boa maneira de aliviar o stress, pois pode distraí-lo, apoiá-lo e ajudá-lo a tolerar os altos e baixos da vida. Faça uma pausa para um café com um amigo, envie um e-mail a um ente querido ou visite o seu local de culto.
Tem tempo em demasia? Considere voluntariar-se para um grupo de caridade e ajudar a si mesmo enquanto ajuda os outros.
8) Tome uma posição e aprende a dizer não!
Podes querer fazer tudo, mas não podes, pelo menos não sem pagar o preço. Aprender a dizer não ou estar pronto para delegar pode ajudá-lo a gerir a sua lista de ações e stress.
Dizer sim pode parecer uma maneira fácil de manter a paz, evitar conflitos e fazer o trabalho bem. Mas pode causar-lhe conflitos internos porque as suas necessidades e as da sua família estão em segundo lugar, o que pode levar ao stress, raiva, ressentimento e até mesmo um desejo de vingança. E não é uma reação muito calma e pacífica.
9) Seja gentil consigo próprio.
Tente manter as coisas em perspetiva.
Lembre-se que ter um dia mau é uma experiência humana universal
Quando o seu crítico interno ou um crítico externo encontrar falhas, tente encontrar a verdade e a exceção ao que é dito
Se tropeçar ou sentir que falhou, não se preocupe.
Aja como se fosse o seu melhor amigo: seja gentil e solidário
Tire alguns minutos todos os dias para se divertir
10) Experimente yoga
Com a sua série de posturas e exercícios de respiração controlados, o yoga é um analgésico popular. O yoga reúne disciplinas físicas e mentais que podem ajudá-lo a alcançar a paz de espírito e corpo. O yoga pode ajudá-lo a relaxar e a gerir o stress e a ansiedade. Experimente yoga por conta própria ou encontre uma aula - você pode encontrar aulas na maioria das comunidades. Hatha yoga, em particular, é um bom antisstress devido ao seu ritmo mais lento e movimentos mais fáceis.
11) Durma o suficiente.
O stress pode dificultar-lhe a sono. Nestes tempos de covid-19 é natural que estejas preocupado com os teus entes querido e com a situação financeira. Assim, quando se pensa em demasia, o seu sono pode sofrer. Mas o sono é quando o seu cérebro e corpo recarregam.
E a qualidade e quantidade de sono que obtém pode afetar o seu humor, nível de energia, concentração e funcionamento geral. Se tiver problemas para dormir, certifique-se de que tem uma rotina calma e relaxante para dormir, ouça música calmante, guarde os relógios e cumpra um horário consistente.
12) Mantenha um diário
Escrever os seus pensamentos e sentimentos pode ser uma boa libertação para emoções reprimidas de outra forma. Não penses no que escrever, deixa acontecer. Escreva o que me vem à cabeça. Ninguém mais precisa lê-lo, então não procure perfeição na gramática ou ortografia.
Deixa os teus pensamentos fluírem no papel ou num ecrã de computador. Uma vez feito, pode deitar fora o que escreveu ou guardá-lo para pensar mais tarde.
13) Seja musical e criativo
Ouvir ou tocar música é uma boa maneira de aliviar o stress, pois pode fornecer distração mental, reduzir a tensão muscular e diminuir as hormonas do stress. Aumente o volume e deixe a sua mente ser absorvida pela música.
Se a música não é do seu interesse, concentre a sua atenção em outro passatempo que ama, como jardinagem, costura, desenho - qualquer coisa que o o force a concentrar-se no que está a fazer em vez do que acha que precisa fazer.
14) Procure aconselhamento
Se novos stressantes colocarem a sua capacidade de lidar ou medidas de autocuidado simplesmente não aliviar o seu stress, você pode precisar de procurar reforços sob a forma de terapia ou aconselhamento. A terapia também pode ser uma boa ideia se se sentir sobrecarregado ou preso, se preocupar demasiado, ou se tiver dificuldade em realizar suas atividades diárias ou assumir responsabilidades no trabalho, em casa ou na escola.
Conselheiros profissionais ou terapeutas podem ajudá-lo a identificar as fontes do seu stress e aprender novas ferramentas de lidar
15) Experimente o mindfulness
O mindfulness é uma abordagem mente-corpo da vida que nos ajuda a relacionar-nos de forma diferente com as experiências. Isto envolve prestar atenção aos nossos pensamentos e sentimentos de uma forma que aumente a nossa capacidade de lidar com situações difíceis e fazer escolhas sábias.
Tente praticar mindfulness regularmente
Meditação mindfulness pode ser praticada em qualquer lugar a qualquer momento
Pesquisas sugerem que pode reduzir os efeitos do stress, ansiedade e problemas relacionados, tais como insónia, má concentração e mau humor.
Écrire commentaire