Quem é Marie Kondo?
Já deve ter ouvido falar do livro “Arrume a sua casa, arrume a sua vida” de Marie Kondo.
O livro tem sido um best-seller desde que chegou às livrarias em 2015.
De facto, Marie Kondo é o gourou da limpeza e organização de casas.
Este livro curto e agradável ensinou-me várias lições e descobri a liberdade.
Até tem um programa na Netflix!
Está também na lista de mais vendidos do New York Times.
O método Kondo é muito mais do que apenas organizar, é mudar de vida.
Marie Kondo explica que a questão do que deseja possuir é, na verdade, a questão de como deseja viver a sua vida.
Isso é tão verdadeiro que a autora literalmente revelou que se divorciou porque o seu método a ensinou a ver o que precisava… e o que não precisava.
Conclui que não precisava do tipo de marido que tinha.
Mais valia estar sozinho para a sua saúde física e mental!
Aqui estão 100 frases surpreendentes do livro “Arrume a sua casa, arrume a sua vida” de Marie Kondo que aprendi:
Frases de “Arrume a sua casa, arrume a sua vida” de Marie Kondo
1) “Descarte tudo o que não desperta alegria.”
2) “É fácil livrar-se das coisas quando existe uma razão óbvia para isso.
É muito mais difícil quando não há razão convincente.”
3) “Duas das ações do método Kondo essenciais são: descartar e decidir onde armazenar as coisas.
Das duas, o descarte deve vir primeiro.”
4) Arrumar é uma maratona, não uma corrida.
5) “Nem toda as pessoas que conhece na vida se tornarão um amigo ou amante íntimo. Achará difícil de conviver ou impossível de gostar de algumas.
Mas essas pessoas também vão lhe ensinar lições preciosas.
É igual para os seus pertences!"
6) "O segredo do sucesso é este: se arrumar duma só vez, em vez de pouco a pouco, poderá mudar dramaticamente a sua mentalidade."
7) “Depois de aprender a escolher os seus pertences corretamente, ficará apenas com a quantidade que se encaixa perfeitamente no espaço que possui atualmente.”
8) “É melhor arrumar rapidamente e acabar logo com isso. Porquê?
Porque arrumar não é o propósito da vida. ”
9) “O processo de enfrentar e selecionar os nossos bens pode ser bastante doloroso. Obriga-nos a enfrentar as nossas imperfeições e as escolhas tolas que fizemos no passado.”
10) “Colocar as suas coisas em ordem também significa colocar o seu passado em ordem.”
11) Aprecie os itens que lhe trazem alegria, deixe o resto com gratidão
12) “Deveríamos escolher o que queremos manter, não o que queremos nos livrar.”
13) "Pensar profundamente em cada item que descarta afetará a maneira como vive e adquire novas coisas no futuro.”
14) “Assim como gostamos de voltar para casa e relaxar após um dia de trabalho, as nossas coisas dão um suspiro de alívio quando voltam para onde pertencem.”
15) Sê grato, mesmo pelo seu lixo.
16) “Os seres humanos só podem realmente apreciar um número limitado de coisas ao mesmo tempo.”
17) “A melhor maneira de descobrir o que realmente precisamos é nos livrar do que não precisamos.”
18) Não há problema em reconhecer o lado sentimental das coisas. É perfeitamente bom apegar-se a coisas, mas apenas duma maneira que lhe traga alegria, claro.
19) “Ser confuso não é hereditário nem relacionado com a falta de tempo.”
20) “Por mais maravilhosas que tenham sido as coisas, não podemos viver no passado. A alegria e a emoção que sentimos aqui e agora são mais importantes!"
21) “Só porque se desfaz de algo não significa que desiste de experiências passadas como a sua identidade.”
22) "Arrumar é um evento especial. Não faça isso todos os dias.”
23) “Imagine como seria ter uma estante cheia apenas de livros que realmente ama. Essa imagem não é fascinante? Para quem gosta de livros, que felicidade maior poderia haver?”
24) “Fotos antigas de pessoas ou lugares que despertam emoções que não sejam alegria podem ensinar-lhe que é hora de deixar o passado para trás e concentrar-se em criar o futuro que realmente deseja. "
25) “A partir do momento em que começar a arrumar, será obrigado a reiniciar a sua vida. Como resultado, a sua vida começará a mudar. É por isso que a tarefa de colocar a sua casa em ordem deve ser feita rapidamente.
Permite que enfrente os problemas que são realmente importantes.”
26) A quantidade de roupas que possuímos é chocante!
27) "A gratidão é muito importante. Não devemos tomar a nossa prosperidade como garantida.
28) “Especialistas em armazenamento são acumuladores.”
29) "Arrumar faze-a pensar duas vezes sobre as suas compras e talvez considere comprar uma moda mais sustentável!"
30) “Não consigo pensar em felicidade maior na vida do que estar cercado apenas pelas coisas que amo. E você?"
31) “Arrume um pouco por dia e arrumará para sempre. Se segue o método Kondo, nunca mais precisará de arrumar!”
32) “A melhor sequência do método de Kondo é esta: arrumar e destacar roupas primeiro, depois livros, papéis, komono (outos itens) e, por último, lembranças.”
33) “Para realmente valorizar as coisas que são importantes para si, deve primeiro descartar as que sobreviveram ao seu propósito.
Livrar-se do que não precisa mais não é desperdício nem vergonhoso.
Sinceramente, pode dizer com sinceridade que valoriza algo enterrado tão profundamente num armário ou gaveta que até se esqueceu da sua existência? Liberte-os da prisão à qual os relegou. Deixe-os ir, com gratidão.“
34) “O livro que mudou minha visão de mundo na faculdade?
Obrigado pela compreensão e adeus.
Os CDs que ouvi milhares de vezes em 2007, mas nunca mais? Obrigado e adeus!”
35) "Nem todas as lições precisam de ser grandes para mudar a sua vida! Assim, somente quando coloca a sua casa em ordem, os seus móveis e decorações ganham vida!
36) “Começando pelas coisas fáceis primeiro e deixando as mais difíceis para o final, pode aprimorar gradualmente as suas habilidades de tomada de decisão, para que, no final, pareça simples.”
37) “Cheguei à conclusão de que a melhor maneira de escolher o que guardar e o que jogar fora é pegar cada item na mão e perguntar: Isso desperta alegria?
Se sim, guarde-o. Caso contrário, descarte-o.”
38) “Pode colocar a mão no coração e jurar que é feliz quando está cercado por tantas coisas que nem se lembra que está lá?”
39) "Mantenha as coisas porque as ama, não apenas porque!"
40) Com o método de Kondo, os relacionamentos são fortalecidos, as velhas feridas são curadas e as casas tornam-se lares!
41) “Quando o seu quarto está limpo e organizado, não tem outra escolha de que examinar o seu estado interior. ”
42) “Colocar a sua casa em ordem é a magia que cria uma vida vibrante e feliz. Transforme a sua casa para transformar a sua vida!"
43) “Deixar ir é ainda mais importante do que adicionar.”
44) "É um fenómeno muito estranho, mas quando reduzimos o que possuímos e essencialmente desintoxicamos a nossa casa, também tem um efeito de desintoxicação nos nossos corpos."
45) “Tenho certeza de que a maioria de nós foi repreendida por não arrumar o quarto, mas quantos dos nossos pais ensinaram-nos conscientemente a arrumar como parte de nossa educação?”
46) “Acho que o principal motivo de arrumar é porque, através desse processo, as pessoas passam a conhecer a satisfação e a gratidão. Depois de usar o método Kondo, muitos dos clientes de Marie Kondo diziam-lhe que os seus desejos mundanos diminuíram. Enquanto que no passado, não importava quantas roupas tivessem, nunca estavam satisfeitos e queriam sempre algo novo para vestir. Uma vez que selecionaram e guardarem apenas as coisas que realmente amavam, sentiam que tinham tudo o que precisavam.”
47)" Ao lidar com cada item sentimental e decidir o que descartar, processa o seu passado. Se simplesmente guardar essas coisas numa gaveta ou numa caixa de papel, antes que perceba, o seu passado tornara-se um peso que o impede de viver no aqui e agora. Colocar as suas coisas em ordem também significa colocar o seu passado em ordem. É como redefinir a sua vida e liquidar as suas contas para que possa dar o próximo passo à frente.”
48) “Reduzir a quantidade de material no nosso espaço também reduz a quantidade de poeira e na verdade limpamos com mais frequência.”
49) "O desejo de apontar o fracasso de outra pessoa geralmente é um sinal de que deixa de cuidar do seu próprio espaço."
50) “A sua vida real começa verdadeiramente depois de arrumar a sua casa.”
51) “Existem três abordagens que podemos adotar em relação aos nossos bens: enfrentá-los agora, enfrentá-los algum dia ou evitá-los até o dia em que morrermos.”
52) “Quando realmente investigamos as razões pelas quais não podemos deixar algo ir, existem apenas dois: um apego ao passado ou um medo pelo futuro… Como resultado, aumentamos o número de bens desnecessários, enterrando-nos tanto fisicamente como mentalmente em coisas supérfluas. "
53) "O ato de dobrar é muito mais do que guardar roupas para armazenar.
É um ato de carinho, uma expressão de amor e apreço pela maneira como essas roupas sustentam o seu estilo de vida. Portanto, quando dobramos, devemos colocar o nosso coração nele, agradecendo as nossas roupas por proteger nossos corpos."
54) “Marie Kondo recomenda de arrumar por categoria, não por lugar. Por exemplo, em vez de decidir que hoje arruma um quarto em particular, defina metas como 'roupas hoje, livros amanhã' ”.
55) “Não há necessidade de comprar caixas decorativas ou de plástico!
Pode resolver os seus problemas de armazenamento com coisas que já tem em casa. O item mais comum que uso é uma caixa de sapatos vazia.”
56) "Os livros que leu já foram experimentados e o seu conteúdo está dentro de si, mesmo que não se lembre."
57) “Tenha gratidão pelas coisas que descarte. Ao dar gratidão, encerra o relacionamento com esse objeto e, ao fazer isso, fica muito mais fácil abrir mão.”
58) “As caixas são surpreendentemente volumosas. Descarte ou recicle a caixa em que o telefone celular chega, assim que o desembalar. Também não precisa do manual ou do CD que o acompanha. Descobrirá os aplicativos necessários ao usá-lo.”
59) "O verdadeiro propósito dum presente deve ser recebido. Presentes não são "coisas", mas um meio de transmitir os sentimentos de alguém. Quando visto dessa perspetiva, não precisa de se sentir culpado por se despedir dele."
60) “Acha natural possuirmos coisas que não nos trazem alegria ou coisas que realmente não precisamos?”
61) "O momento em que encontra um livro em particular é o momento certo para lê-lo."
62) “Recomendo armazenar verticalmente qualquer coisa que possa ser levantada.”
63) Os pensamentos e emoções quando descarta é o medo de que possamos perder essas preciosas memórias junto com eles. Mas não precisa de se preocupar. As memórias verdadeiramente preciosas nunca desaparecerão, mesmo se descartar os objetos a eles associados!
64) Limpar o caos e o supérfluo da sua casa pode ajuda-la a abrir caminho para as coisas que realmente importam na sua vida e dar-lhe mais tempo para as coisas que gosta de fazer sem ter de fazer limpar."
65) "A desordem é causada pela falha em mandar as coisas para onde pertencem."
66) “A essência do armazenamento eficaz é esta: designe um local para cada última coisa que possui.”
67) "O seu passado tornara-se um peso que o impede de viver aqui e agora.
Colocar as coisas em ordem também significa colocar o seu passado em ordem. É como redefinir a sua vida e liquidar as suas contas para que possa dar o próximo passo em frente."
68) "Tudo o que possui deve ter alguma utilidade para si materialmente e mentalmente."
69) “Apenas você pode dizer sem dúvida: realmente gosto disso! Não importa o que os outros digam, e se gosta de tê-lo, ignore o que as outras pessoas pensam.”
70) "Estar cercado por coisas que trazem alegria faze-a feliz."
71) "O objetivo duma carta é cumprido quando é recebida. A pessoa que a escreveu esqueceu já há muito tempo o que escreveu e até a própria existência da carta."
72) "O seu espaço de vida afeta o seu corpo."
73) “O espaço em que vivemos deve ser para a pessoa que estamos nos tornando agora. Não para a pessoa que éramos no passado."
74) “Quando as pessoas revertem para a desordem, não importa o quanto arrumam, não é o seu quarto ou os seus pertences, mas a maneira de pensar que está em falta.”
75) “Embora conhecemo-nos melhor sentando-nos e analisando as nossas características ou ouvindo as perspetivas dos outros, acredito que arrumar é o melhor caminho.”
76) O espaço em que escolhe dormir, relaxar, jantar, trabalhar e divertir-se deve ser projetado da maneira que deseja se sentir.
77) Se colocar a sua casa em ordem e diminuir os seus bens, verá quais são os seus verdadeiros valores, o que é realmente importante para si na sua vida.
Concentre-se em escolher as coisas que inspiram alegria. Se ainda não sentiu um clique, não se preocupe. Ainda pode reduzir."
78) "Somente você pode saber que tipo de ambiente a faz se sentir-se feliz."
79) “Se quer tanto o livro depois de se livrar dele que está disposto a comprar outra cópia, então compre uma e desta vez leia e estude-a.”
80) “Arrumar é o ato de se confrontar.”
81) “Livrar-se das coisas de outras pessoas sem permissão demonstra uma triste falta de bom senso.”
82) "Quando nos confrontamos honestamente com as coisas que possuímos, evocam muitas emoções dentro de nós. Esses sentimentos são reais.
São essas emoções que nos dão energia para viver."
83) "A quantidade de espaço de armazenamento que tem no seu quarto é perfeita."
84) “Nunca descarte nada sem dizer obrigado e adeus.”
85) "O melhor método é experimentar e aproveitar o processo."
86) "O seu espaço é o seu paraíso particular, então personalize-o ao máximo."
87) “Diferentemente do trabalho, estudos ou desportos, não há necessidade de comparar o seu desempenho com o de qualquer outra pessoa.”
88) "A melhor hora para começar é de manhã cedo. O ar fresco da manhã mantém a sua mente clara e o seu poder de discernimento agudo."
89) “Acredito que arrumar é uma celebração, uma despedida especial para as coisas que sairão de casa e, portanto, visto-me de acordo com isso.”
90) Arrumar muda dramaticamente a vida de alguém. Isso é verdade para todos, a 100%.”
91) "Se for comprar roupas, escolha-as com a intenção de recebê-las na sua casa e cuidar delas!"
92) A sua vida vai mudar para melhor com o método Kondo!
93) “Quanto mais tempo leva, mais cansado se sente e mais chances de desistir quando está no meio do caminho.”
94) Mesmo se não soubermos disso, os nossos pertences realmente trabalham duro para nós, desempenhando os seus respetivos papéis todos os dias para sustentar as nossas vidas!"
95) "Depois de experimentar o poderoso impacto dum espaço perfeitamente ordenado, nunca mais voltará à desordem."
96) “Quando terminar de arrumar a sua casa, a sua vida mudará dramaticamente. Depois de experimentar como é ter uma casa realmente ordenada, sentirá o seu mundo inteiro brilhar.”
97) A crença básica é que tudo tem a sua própria energia e que cada coisa deve ser tratada duma maneira que atenda às suas características é magia!
98) “Aprecie as coisas que ama. Aprecie-se e ama-se."
99) “Do que não precisa, a sua família também não.”
100) “Siga sua intuição e tudo ficará bem.”
Pode gostar destes artigos:
Como encontrar tempo para si próprio? 16 dicas.
30 maneiras inteligentes e simples de se motivar
Écrire commentaire