Finalmente as férias!
Estamos à espera delas há tanto tempo!
Todos os dias, exclamamos a quem quer ouvir:
- Preciso mesmo de férias! Estou tão cansada!»
Assim, as férias de verão, de natal, da pascoa… são a época mais esperada do ano pelas famílias.
Este é o momento em que pode desfrutar juntos bons momentos longe do stress da vida quotidiana e do trabalho.
Longos meses antes, começamos a pensar nas férias:
Para onde ir para que todos possam relaxar e ter um momento verdadeiros e felizes em família?
Como satisfazer as expectativas de todos?
Como planear a viagem?
O que levar?
É certo que não é assim tão simples.
Passar boas férias pode parecer um bocado complicado sobretudo se tem filhos.
Isto depende também do seu orçamento e da idade dos seus filhos.
Partir de férias com os filhos é a ocasião perfeita para se aproximar e viver novas experiências.
É também uma oportunidade de fazê-los descobrir novas coisas e sua mente para novos conhecimentos e aspetos da vida.
Mas não se esquece, são férias para eles, mas também para você!
Para evitar férias com stress, relaxe antes da partida!
O stress está proibido de entrar na mala.
Mas geralmente se os pais estão calmos, zen e relaxados, os filhos também o serão.
Planear férias, que palavra desagradável!
Mas por vezes, é absolutamente necessário se não quer que as suas férias se tornam rapidamente num pesadelo!
Já me aconteceu!
O que idealizei não foi o que aconteceu!
Assim, segue 20 dicas praticas para umas férias sem stress e via ter umas férias inesquecíveis com os seus filhos:
1) Mentalize-se desde já que as suas férias não vão ser perfeitas. Haverá sempre discussões, gritos e mal humor. Faz parte da vida.
2) Antes de partir, arrume a sua casa e assim, saí com paz de espírito e sabes que quando regressar tem tudo em ordem!
Também, corte o gás, deixe uma cópia da chave a um vizinho de confiança, prevê uma pessoa para regar as plantas, deixe os seus animais de estimação bem entregue, etc...
3) Meteorologia: A coisa mais óbvia a verificar antes de sair para uma viagem é o estado do tempo no local onde você está indo.
Não leve camisas de manga curta se está um frio de rachar!
Ou um casaco de pele com 30º a sombra!
4) Crianças seguras. Quando se viaja com crianças traga fotos recentes de cada um. Se uma criança se perde, a foto irá ser uma ajuda inestimável para ajudar a localizar a criança novamente. Quase todas as crianças hoje em dia possuem telemóvel, mas todos os cuidados são poucos. Existem no mercado pulseiras onde se pode escrever os dados dos pais. Pensamos erradamente que só acontece aos outros!
5) O destino é um ponto importante em ter em consideração se deseja passar boas férias. Para isso, terá que levar em conta a idade das crianças e os desejos de cada um.
6) O destino é um ponto importante em ter em consideração se deseja passar boas férias. Para isso, terá que levar em conta a idade das crianças e os desejos de cada um.
É necessário, proporcionar e propor atividades adaptadas aos mais jovens. Contudo, a decisão final será sempre sua embora. Ainda assim, os adolescentes podem emitir uma opinião. Nada é pior do que que umas férias com um adolescente chateado que passa o tempo no telefone!
7) Faça um planeamento de férias. Pesquise os pontos turísticos para visitar e as atividades que pode fazer. Passe algum tempo no google a ajustar um itinerário adaptada aos desejos e necessidades de cada membro da família. Passar um dia inteiro num museu pode se tornar super aborrecido para crianças jovens. Tente intercalar atividades que agradam a todos. Existem guias e blogs de viagens que são ótimos para isto.
8) Se opte para um hotel. Escolhe um perto da praia. O que evite horas para encontrar um estacionamento! Privilegia hotéis com serviços de baby sitter e actividade para crianças tais como mini Golf, piscina, parque de diversões, caminhadas, etc.
O que lhe permite respirar um pouco…
Outra alternativa também é possível: alugar uma casa pode trazer vários benefícios como economizar nas refeições, ter um ambiente familiar e tranquilo. Mas também traz inconvenientes! Eu já fiz isto e arrependi-me bem! Afinal, a carga de trabalho foi toda para mim: roupa e refeições a tratar, limpezas, etc.
Não foi grande descanso.
Prefiro mil vezes, o hotel!
9) Pode optar por acampar. Certamente é a opção mais económica, terá a oportunidade de desfrutar plenamente os benefícios da natureza, fortalecendo laços familiares e fazendo novos conhecimentos.
10) As férias tão merecidas são na base uma ocasião para relaxar e descansar. Mas na realidade, a viagem pode não ser uma partida de prazer. As viagens de carro com crianças não são a maioria das vezes muito divertidas. Assim, é sempre melhor para antecipar! O melhor é sair muito cedo de manhã ou à noite: as crianças vão dormir e o ambiente será muito mais silencioso. Tenha algo para distrair os pequenos: música, jogos que podem ser feitas de carro, livros. Tudo é bom para relaxar a atmosfera e evitar os gritos e a pergunta fatídica: quando é que chegamos!
Imprime um mapa e traça o trajeto em vermelho. Assim, Os seus filhos terão noção do trajeto e aprendem facilmente a geografia e as grandes cidades. Quando as minhas filhas eram pequenas, jogamos um jogo, não sei bem o nome escolha-se uma letra e um a categoria. Por exemplo B-profissões. O último a não saber é que perdia! Isto muda o ambiente instantaneamente! Além dos jogos que permitirão que as crianças estejam entretidas, não se esquece de levar algumas provisões caso a viagem não corra como o planeado! Leve também roupa de muda no caso de enjoo.
11) As férias são uma oportunidade de se divertir e compartilhar bons momentos com seus filho. Aproveite!
Concentre-se nos momentos familiares para o sucesso das sua férias. Com o trabalho e as muitas obrigações, alguns pais nem sempre têm a oportunidade de se divertir e compartilhar bons momentos com seus filhos. Estes períodos de descanso são uma oportunidade para preencher esta lacuna.
12) Se parte a praia, leve guarda-sol, para-vento, cadeiras de praia, chapéus, óculos de protetor solar (índice 50 para os primeiros dias em particular). Compre gel e hidratante para depois do sol e pomada para as queimaduras solares somente por precaução.
13) Não hesite em levar roupa e mais roupa. Não terá necessariamente tempo e vontade de lavar e passar roupa!
14) Durante as férias é importante manter certos hábitos e regras como o almoço ou a hora de dormir. Isto ajuda a manter o ritmo da casa sobretudo para os mais pequenos. Não desorganizes tudo porque depois de regressar das férias, vai ser muito difícil retomar a vida quotidiana! Mas claro que pode fechar os olhos para certas regras mais capitais e ser mais flexível de vez em quando.
15) Vá a uma livraria e compre e revistas para todos e leve uma caixa atividades como lápis, folhas, cadernos, pincéis, tinta, jogos de tabuleiro como o pictionary, o tablet, jogos de vídeos, etc.
16) Tenha uma atitude calma e zen durante as férias! Acalma-se e não grite.
É primordial para ter ferias de sonhos. Os filhos sentem o stress dos pais e ficam eles próprio stressados. Respire, acalma-se e não grite.
17) As férias em família são o momento perfeito para fortalecer laços e criar memórias inesquecíveis
18) Tenha atenção a dar um pouco de liberdade a todos.
É indispensável para o equilíbrio de todos.
Claro que férias significa passar tempo em família mas todos também precisam de seu momento de intimidade ou um pequeno momento sozinhos.
Assim, os casais podem desfrutar deste momento para encontrar-se um pouco e passar um tempo agradável a dois.
Tudo isso, obviamente, sem negligenciar a supervisão ou a segurança das crianças.
19) Planeie sempre o "kit de sobrevivência" que leva em todos os seus passeios.
Leve compotas, biscoitos secos, agua com fartura, sumos, protetor solar, chapéus, óculos de sol, nebulizador, desinfetante e qualquer coisa que considere útil.
20) Leva um ou dois livros para as férias.
Como devoradora de livros, costumo levar livros de 800 paginas porque me é muito difícil durante o resto do ano arranjar uma tarde inteira para ler estes longos livros.
Faça como eu, escreva, desenha, anota nos seus livros porque quando quiser rever algum conteúdo, já sabe onde encontra-lo!
Para estas férias, comprei um livro policial da minha autora preferida, Mary Higgins Clark que é a rainha dos livros policiais.
Começo um livro dela e não consigo parar de ler até ao fim!
Já vinte e cinco ano que devoro livros dela e fico sempre surpreendida!
Gosto de ler os livros de Rodrigo dos santos.
São livros que além de ser muito cativantes, fica-se sempre a aprender muita coisa!
Mas os meus livros preferidos são de desenvolvimento pessoal, como sabe.
São livros que quando chega ao fim, a sua vida tem que mudar para melhor. A sua vida fica com mais sentido! Leia livros que o ajudam no seu emprego atual.
Aproveite para aprender uma língua estrangeira, economia, liberdade financeira, relações amorosas, informática, cultura portuguesa, etc...
E faça isto durante todo o ano. Habitua-se a este habito tão saudável.
Se lê meia hora por dia dum livro interessante e motivante, ao fim do mês terá 15 horas de conhecimento ganho!
Desfrute de cada momento, mime-se, relaxe!
As férias em família são o momento perfeito para fortalecer laços e criar memórias inesquecíveis.
Nas férias, vai compartilhar diferentes atividades com seus filhos: caminhadas, tardes na piscina e na praia, jogos sociais com a família, comer no restaurante, etc.
São momentos de ternura e cumplicidade que nem sempre tem no quotidiano. Momentos eles que os filhos necessitam: respirar ar puro num ambiente verde, ou a beira-mar, gastar energia sem se preocupar com o transito.
As férias permitem que os pais e as crianças fortaleçam cumplicidade. Desperta a curiosidade dos filhos e abre a mente para a cultura, geografia e história do nosso país.
Uma aproximação importante para a autoestima que demonstram aos pequeninos que são amados, mimados e apreciados.
Ao mesmo tempo, aumenta a todos o sentimento de pertencer a uma família.
Tire fotos para depois recordar mais tarde!
Não precisam de ser perfeitas, mas sim, originais.
Écrire commentaire