O que é a perda de equilíbrio?
"A ansiedade é uma estrada que não leva a lugar nenhum.
Não deixe que governe a sua vida."
Quem tem problemas de equilíbrio pode se sentir tonto, como se a sala estivesse girando e instável.
Pode sentir que vai cair.
Esses sentimentos podem acontecer se você estiver deitado, sentado ou em pé.
Podem interferir significativamente na vida duma pessoa.
Geralmente, as pessoas serão capazes de identificar a causa da sua tontura.
Raramente indica uma emergência médica.
As pessoas, por exemplo, podem sentir tonturas depois de se voltar ou sentar apressadamente ou praticando exercícios de alta intensidade.
No entanto, esse sintoma pode ocorrer inesperadamente ou sem qualquer motivo claro.
Muitos sistemas corporais tais como os músculos, ossos, articulações, visão, órgão de equilíbrio no ouvido interno, nervos, coração e vasos sanguíneos, devem funcionar normalmente para que tenha um equilíbrio normal.
Quando esses sistemas não estão funcionando bem, pode enfrentar problemas de equilíbrio.
A perda de equilíbrio tem muitas causas possíveis, que podem estar relacionadas ao ambiente externo de uma pessoa, aos medicamentos que ela toma por exemplo.
Ou quando acorda por exemplo no meio da noite para ir beber um copo de agua e sente que vai cair.
O seu cérebro não está totalmente desperto e não compreende a mensagem imediatamente ou então a sua visão ainda não se adaptou a escuridão.
No entanto, a maioria dos problemas de equilíbrio resulta de problemas com os sinais que o ouvido envia ao cérebro.
São eles que controlam o nosso senso de equilíbrio e consciência espacial.
No entanto, se uma pessoa tem uma condição que afeta o cérebro ou a orelha interna, pode ter sintomas tais como vertigem, sensação de desmaio ou tontura, perda de equilíbrio ou instabilidade, tontura, alterações na visão e confusão.
Mas muitas vezes são também resultante da ansiedade.
De fato, a perda de equilíbrio é um dos sintomas da ansiedade além de cabeça pesada, vertigens, vista turva, sensação de desmaio imediato, hiperventilação, medo de cair, cansaço, noites mal dormidas.
A perda de equilíbrio é uma da sensações mais assustadoras e debilitantes nas pessoas com ansiedade!
De facto, condiciona totalmente a vida!
A pessoa com perda de equilíbrio começa a ter medo de sair de casa e de executar as tarefas do dia-a-dia porque tem medo de desmaiar e de sofrer de perda de equilíbrio..
Assim, é importante perceber as causas que originam as perdas de equilíbrio.
Principais causas da perda de equilíbrio
1) Labirintite: é uma infeção do ouvido interno ou do labirinto.
A labirintite pode causar tonturas, náusea e perda de equilíbrio.
O labirinto é a estrutura do ouvido interno que ajuda as pessoas a se manterem equilibradas. As pessoas podem desenvolver labirintite após uma infeção respiratória superior, como a gripe.
2) Doença de Ménière: a doença de Ménière afeta o ouvido interno.
O líquido acumula-se no ouvido interno, dificultando a chegada dos sinais ao cérebro. Essa interrupção afeta a capacidade de equilibrar-se e de ouvir.
Se as pessoas têm a doença de Ménière, podem sentir tonturas e zumbidos nos ouvidos. A doença de Ménière é rara e geralmente se desenvolve em pessoas com idades entre 20 e 40 anos.
3) Enxaqueca: as tonturas e sensibilidade ao movimento (enxaqueca vestibular) podem ocorrer devido à dor de cabeça da enxaqueca.
A enxaqueca é uma causa comum de tontura e perda de equilíbrio.
4) Medicação: alguns medicamentos podem causar perda de equilíbrio como efeito colateral, afetando o ouvido interno ou a visão. São eles antidepressivos, para pressão arterial e doenças cardíacas, para diabetes, sedativos, anticonvulsivos, tranquilizadores, ansiolíticos, anti-histamínicos ,aminoglicosídeos..
5) Doença de movimento: pode sentir perda de equilíbrio em barcos, carros e aviões ou em parques de diversões. A doença de movimento é comum em pessoas com enxaqueca. Geralmente desaparece logo após a pessoa retornar ao solo imóvel, mas os sintomas às vezes podem durar mais tempo.
6) Acidente vascular cerebral: se uma pessoa experimenta uma perda de equilíbrio e coordenação, juntamente com sintomas tais como dormência num lado do corpo, problemas de visão, dor de cabeça, fraqueza( rosto, braços ou pernas), náusea ou vómito, confusão e dificuldade em falar ou entender os outros, pode ser um sinal de alerta. Deve ligar para o 112 imediatamente.
7) Ferimento na cabeça: pode sentir vertigem e perda de equilíbrio devido a uma concussão ou outro ferimento na cabeça.
8) Tontura postural-percetual persistente: este distúrbio ocorre frequentemente quando lê ou quando está num ambiente visualmente complexo, como um shopping.
9) Problemas nas articulações, músculos ou visão: a fraqueza muscular e articulações instáveis podem contribuir para a sua perda de equilíbrio.
As dificuldades com a visão também podem levar à instabilidade.
19) Distúrbios psiquiátricos: Depressão, ansiedade e outros distúrbios psiquiátricos podem causar tonturas e perda de equilíbrio.
20) Outras doença tais como neuronite vestibular, fístula perilinfa, neuroma acústico, síndrome de Ramsay Hunt, condições neurológicas( espondilose cervical e doença de Parkinson) e hiperventilação
Consulte o seu médico de família para saber ao certo as causas da sua perda de equilíbrio. Faça confiança ao seu médico e não pesquise doenças por iniciativa própria na Internet. Isso é um grande erro comum das pessoas ansiosas que encontram sintomas vários de doença graves que facilita e agrava o seu estado ansioso e dá credito aos seus medos profundos (medo de morrer, medo de ter uma doença grave, medo de perder um ente querido, etc.)
Diagnóstico da perda de equilíbrio
O diagnóstico de um distúrbio do equilíbrio é difícil.
Como viu, existem muitas causas!
Para ajudar a avaliar um problema de equilíbrio, o seu médico pode sugerir que consulte um otorrinolaringologista.
Um otorrinolaringologista é um médico e cirurgião especializado em ouvido, nariz e garganta.
Um otorrinolaringologista pode solicitar exames para avaliar a causa e extensão do problema de equilíbrio, dependendo dos seus sintomas e do seu estado de saúde.
O otorrinolaringologista pode solicitar um exame auditivo, exames de sangue, um teste que mede os movimentos dos olhos e os músculos que os controlam ou estudos de imagem da cabeça e do cérebro. Outro teste possível é chamado de posturo grafia.
Para este teste, você fica em uma plataforma móvel especial na frente de uma tela padronizada.
Outros testes, como o teste da cadeira rotacional, o teste rápido de sacudir a cabeça ou mesmo testes que medem as respostas dos músculos dos olhos ou do pescoço a breves cliques de som, também podem ser realizados.
O sistema vestibular é complexo, portanto, vários testes podem ser necessários para melhor avaliar a causa do seu problema de equilíbrio.
Tratamento da perda de equilíbrio
- A reabilitação vestibular é uma abordagem especializada à fisioterapia.
O vestíbulo é o órgão de equilíbrio encontrado no ouvido interno e informa o nosso cérebro sobre todos os movimentos e todas as posições de nossa cabeça. O cérebro processa esses sinais e, em seguida, retorna aos nossos olhos como para todos os músculos da postura as ordens necessárias para manter o equilíbrio.
- Acupuntura. A medicina chinesa tem muito sucesso nos problemas de equilíbrio. Na maioria dos casos, a vertigem estará sob controle após uma a três sessões de acupuntura.
- Alguns medicamentos anti vertigem ou anti náusea podem aliviar seus sintomas, mas também podem deixá-lo sonolento.
- Envelhecimento. A partir dos 65 anos, as causas da perda de equilíbrio não são claras.
- O seu médico também pode descrever maneiras de lidar com atividades diárias que aumentam o risco de queda e lesões, como dirigir, subir ou descer escadas e usar o banheiro. Poderá recomendar alterações na sua dieta , como reduzir o uso de sal nos alimentos e limitar o álcool e a cafeína. Não fumar também pode ajudar.
- Se fez exames e que o teu medico revelou que a causa das suas perdas de equilíbrio é psicológico: ansiedade, depressão, crises de pânico e stress...
Consulte um bom psicólogo. Não quer dizer que está maluco como muita gente pensa. Não, quer dizer que neste momento está a passar uma fase menos boa e precisa de outro tipo de ajuda que medicamentos.
- Pratique uma actividade regular e procura ter equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal. Isso ajudará a preservar a sua saúde física e mental.
Dicas para a perda de equilíbrio:
- Para reduzir o risco de lesões por tonturas, evite andar no escuro.
- Deve usar sapatos confortáveis de salto baixo ou sapatilhas e sapatos e usar uma bengala se necessário.
- Se tiver corrimão em casa, inspecione-os periodicamente para garantir que são seguros.
- Algumas modificações nos acessórios para banheiros podem torná-los mais seguros.
- As suas condições no trabalho podem precisar ser modificadas ou restritas, pelo menos temporariamente.
- Dirigir um carro pode ser especialmente perigoso. Pergunte à opinião do seu médico.
- Faz um exame completo uma vez por ano e um sheck up no teu oftalmologista e dentista.
- Tem uma alimentação saudável porque isso aumenta o teu nível de energia!
- Desenvolve os teus interesse e passatempos.
Fazes teatro, zumba, leitura, passeios, vê filmes cómicos, etc
Quanto mais a sua mente estiver ocupada, menos tens tempo para pensar na tua ansiedade, stress e medos diversos.
- Pense de maneira otimista em todas as grandes questões filosóficas tal como a morte, nascimento, doença, amizades, família, saúde. Faz um trabalho sobre ti, sobre os os teus sentimentos, os teus sonhos, os teus objectivos.
- Sabe quais são os teus limites e respeita-os.
- O medo é uma coisa boa porque previne acidentes e dificuldades na vida.
Por exemplo, o cinto de segurança é bom porque em caso de acidente, tens menos probabilidade de sofrer danos graves. Mas, quando tem medos exagerados que o impede de viver a sua vida com felicidade e motivação, não é normal e tem de tratar disso!
- Evite os excitantes tal como a coca-cola, o café, o açúcar e o álcool .
- Tome uma cura de magnésio em comprimidos. Experimente!
Pode gostar destes artigos:
Melhores artigos sobre a depressão e ansiedade
6 dicas para aliviar rapidamente o stress.
50 frases para refletir sobre a ansiedade
Écrire commentaire
Maria Ferreira (samedi, 26 octobre 2019 12:43)
qual o comprimido indicado para a falta de equilíbrio causada por AVC?
Maria Ferreira (samedi, 26 octobre 2019 12:49)
Tive AVC em 92 Fui oerada em 94, tinh uma má formação congénita e um aneurisma este foi clipado e «limparam» a ma´formação. Em 016 tive hidrocefalia e em 018 fui operada fiz clipagem e colocação de válvula. Contudom continuo com falta de equilíbrio não tenho autonomia na rua.